Carreira x Emprego

Observando profissionais de sucesso, é possível notar que eles pouca atenção dão ao que se convenciona chamar de emprego. Eles estão muito mais preocupados em cuidar de algo chamado “carreira”.

Qual a diferença, afinal?

O emprego em si é apenas um ângulo temporário da sua carreira, ou seja, ele faz parte do pacote. Vamos tomar como exemplo um atleta.

Fazer parte de um clube e representá-lo em competições é apenas uma face de sua carreira – é o emprego dele. Para desenvolver uma carreira efetivamente, é necessário nutrir todos os seus ângulos – investir em treinamento, nutrição, relacionamento com outros clubes, imprensa, público e entidades ligadas ao esporte, entre outras coisas. É necessário construir uma reputação, mostrando resultados e uma sincera preocupação com seu equilíbrio pessoal e emocional.

Quando você opta por viver no mundo executivo, a sua carreira demanda os mesmos investimentos. Você precisa nutrir-se adequadamente, investir no seu próprio treinamento, no relacionamento com outras empresas e com elementos internos e externos. Sua reputação será sempre levada em consideração no que diz respeito à credibilidade, integridade, confiança. Seus resultados o credenciarão. Seus relacionamentos o auxiliarão na ampla visão do seu mercado, apresentando oportunidades e novos horizontes.

Quando se tem uma carreira sólida e bem nutrida, o aspecto “emprego” é um mero detalhe temporário. Assim como um atleta, você tem seu próprio nome e está no Clube Tal. Você é um economista, e está gerente financeiro da empresa X. É muito mais importante e sábio investir no que você é, em seu crescimento e evolução constantes, do que se fixar no aspecto temporário, ou seja, no que você “está”.

Sem mencionar que, “emprego”, como o conhecemos, está em vias de extinção e quem não tiver olhado com carinho para a construção de uma carreira correrá o risco de perder o chão, quando ele desaparecer completamente.

As janelas de oportunidade estão aí para serem aproveitadas por aqueles que têm visão ampla e uma carreira pautada para o sucesso.

E você? Tem uma carreira ou “está empregado”?

Celia Spangher

Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que com os devidos créditos e o link correspondente. @2017

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: