Steve Jobs, Rolim Amaro e a Recepcionista Cíntia

Hoje em dia, ouve-se muito sobre empreender, empreendedorismo, histórias de sucesso de grandes empreendedores, mas pouco se fala do fator “surpreendedor” que está embutido nesse sucesso.

Tenho lido e conversado muito a respeito tanto de carreira como de negócios, já que este é o meu ambiente de trabalho, e noto que não basta mais ter a veia “empreendedora” para que o resultado seja o sucesso – é necessário surpreender. Não é mais suficiente abrir uma loja, uma padaria ou uma indústria – é necessário surpreender o seu cliente. Não basta ser funcionário de uma empresa, ocupando o cargo X, desempenhando suas funções e atingindo suas metas – você precisa surpreender – é fato.

Quem se lembra dos dias de Rolim Amaro na TAM? Quem se lembra de ser recebido pelo Comandante Rolim em pessoa, com tapete vermelho e champanhe nos voos para Brasília? Era a surpresa das surpresas, que transformava uma simples viagem em uma verdadeira experiência. Definitivamente, Rolim Amaro era muito mais do que um empreendedor, era um Surpreendedor.

O que leva milhares de pessoas a desejarem os produtos da Apple, de Steve Jobs (ainda que tenham problemas) – é o fator Surpreendedor – Steve Jobs estava nessa categoria.

Fui visitar um cliente outro dia e fui recebida por uma recepcionista muito simpática e atenciosa. Após a reunião, que durou mais do que imaginava, fiquei algum tempo esperando um Uber, sentada nessa recepção, próximo do horário de almoço. O motorista avisou que ia demorar um pouco e comentei com ela que eu ia ter que parar em algum lugar para comer algo, pois tinha outra reunião em seguida. De repente, essa moça apareceu na minha frente com um suco, dois pães de queijo e um sorriso, dizendo: “é para enganar a fome até a próxima reunião!”. Pensei: “essa moça vai longe na carreira que escolher”.

Ela nunca tinha me visto antes, eu sequer sou cliente da empresa dela (pelo contrário, eles são meus clientes).

A recepcionista Cintia, Rolim Amaro e Steve Jobs têm algo em comum – são Surpreendedores na mais pura acepção da palavra. Dispostos a ir aquele metro além da linha de chegada para conquistar e surpreender.

E você, na sua carreira ou negócio, é Surpreendedor?

 

Celia Spangher é Headhunter e Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores.

http://www.celiaspangher.com.br

https://www.facebook.com/spanghercelia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: