Mude sua vida em 5 segundos

Esta técnica descoberta por Mel Robbins, já mudou a vida de muita gente, inclusive a minha. A Regra dos 5 segundos era a peça que faltava no quebra cabeça de mudança de hábitos e transformou minha felicidade pessoal e profissional. Por isso recomendo a leitura de todo o artigo (é longo, mas vale a pena!!). Você não tem nada a perder por testar a Regra dos 5 segundos – pelo contrário – só tem a ganhar, acredite.

Celia Spangher – Headhunter e Diretora de gestão do talento da Maxim Consultores

(Este artigo foi traduzido para o Português e publicado sob autorização de Mel Robbins, http://www.melrobbins.com – todos os direitos reservados)

A Regra dos 5 Segundos

Motivação.

Não é uma coisa real. Todos compramos essa idéia (é mais uma mentira) que a motivação é o que finalmente irá empurrá-lo para ir atrás dos seus grandes objetivos e sonhos mais incríveis.

Você nunca vai se sentir assim. Motivação não vem apenas em um instante e permanece para o resto de sua vida. Então, ao invés de chegar perto de mudar sua vida e realizar sua lista de desejos  como uma tarefa enorme, você deve começar a pensar nas pequenas mudanças que faz, todos os dias, que trazem alterações positivas que mudam a vida ao longo do tempo.

É por isso que a Regra dos 5 Segundos é essencial para aprender – será o impulso que você precisa nos momentos em que você não tem vontade, mas sabe que deve fazê-lo.

Se você não está familiarizado com a Regra dos 5 Segundos, você pode aprender tudo o que precisa saber sobre ela neste artigo.

É uma Regra notável que mudou completamente minha vida.

Veja, quando criei a Regra, não sabia como ou por que funcionava. Eu só sabia que funcionava. Quando eu compartilhei a Regra com os outros e eles começaram a usá-la, as pessoas começaram a me perguntar  COMO e POR QUE a Regra funcionava tão bem.

Aí, decidi fazer algumas pesquisas. O que eu encontrei é fascinante, e eu vou compartilhar com você agora mesmo.

Confira este vídeo: (em inglês)

Mel Robbins – A Regra dos 5 segundos (Link para Youtube)

No vídeo,  introduzi cinco conceitos fundamentais que explicavam POR QUE a Regra dos 5 Segundos funciona.

Se for ciência demais para você, eu entendo. Você pode aprender mais sobre realmente usar a Regra no livro A Regra dos 5 Segundos, que você pode encomendar aqui. (Por enquanto apenas em Ingles – Amazon.com – a equipe de Mel Robbins me informou que em breve estará disponível em Espanhol e Português – o link não é afiliado, portanto não tenho nenhum tipo de ganho indicando o livro).

Mas se você ainda quiser aprender ainda mais sobre a ciência por trás da Regra, continue lendo. E se você não está com seus fones de ouvido e quer esperar para assistir o vídeo, então você vai gostar de ler isso – pois realmente explica tudo.

Primeiro, a Regra dos 5 Segundos é uma forma de metacognição, o que significa que é uma maneira de enganar seu cérebro para atingir seus objetivos maiores.

A Regra permite que você vença seu cérebro em seu próprio jogo e o distraia das tentativas de sabotagem que ele usa com você.

A maioria de nós vive a vida no piloto automático. Na verdade, a pesquisa mostrou que 40% do seu dia é gasto no piloto automático. Quando você está no piloto automático, está operando exclusivamente por hábito.

E para quase todos nós, nossos hábitos não estão nos satisfazendo. Seu cérebro quer protegê-lo. Ele quer mantê-lo seguro.

E este mecanismo está impedindo você de fazer qualquer coisa que pareça assustador, difícil ou incerto.

Portanto, nossos hábitos geralmente nos direcionam para o que é seguro e fácil. Nossos hábitos estão fazendo as mesmas coisas de sempre, repetidas vezes – em nossos hábitos de sempre, no piloto automático, não estamos vivendo nossa grandeza. Estamos presos. E não estamos melhorando.

E, acima de tudo, nos sentimos fora de controle sobre nossas vidas.

Quando você se sente fora de controle, quando está vivendo sem um sentimento de controle real sobre sua vida e resultados, você perde o funcionamento de algo chamado córtex pré-frontal.

O córtex pré-frontal é realmente importante – é a parte do cérebro que envolve temas como tomada de decisão, planejamento e trabalho em direção a objetivos.

Não estou inventando isso – foi estudado por Amy Arnsten, pesquisadora da Yale University e por pesquisadores da UC Boulder.

O que você precisa fazer é assumir o controle de seu córtex pré-frontal. E você faz isso criando um sentimento de controle em sua vida. Este é o lugar onde a regra dos 5 segundos entra em jogo.

Quando você faz a contagem regressiva de 5-4-3-2-1, você está fazendo uma ação deliberada. A contagem regressiva empurra você para fora do piloto automático. E quando você age, você está exercitando controle e está movimentando seu córtex pré-frontal.

Ao tomar providências que fazem você se sentir no controle de sua vida, sua vida literalmente começará a mudar de muitas maneiras. À medida que você usa a Regra, você cultiva o que os pesquisadores chamam de “locus interno de controle”, o que significa que você acredita que tem controle sobre seus resultados e sucesso futuro.

A pesquisa nos mostra que aqueles com locus interno de controle são mais felizes, tem melhor saúde, são mais propensos a alcançar suas metas no trabalho e têm níveis mais baixos de ansiedade e depressão. E, quanto mais você usa a Regra, mais fácil se torna manter a sensação de controle sobre sua vida.

Por quê? O princípio do impulso. É o mesmo na ciência e na psicologia. A ciência prova que a quantidade inicial de energia para iniciar uma reação, a “energia de ativação”, é significativamente maior que a quantidade de energia necessária para mantê-la.

O mesmo acontece na vida. Essa energia de ativação necessária para começar  é realmente difícil, mas quando você usa a Regra, pode aprender a contornar os sentimentos de resistência.

E uma vez que você usa a Regra, torna-se muito mais fácil continuar progredindo, graças ao impulso que foi ativado. A Regra dos 5 Segundos é tão simples de usar que é fácil seguir em direção aos seus objetivos e sonhos e manter o impulso.

Junto com o impulso, algo mais o leva a avançar: o Princípio do Progresso. A pesquisa da Harvard Business School demonstrou que fazer progressos, mesmo pequenos, é a chave para a produtividade e a felicidade.

A Regra dos 5 Segundos permite que você avance toda vez que você a usa, o que, por sua vez, leva a um melhor humor e aumento da produtividade – o que torna mais provável que você continue usando a Regra!

É um loop de feedback positivo. E esse não é o único loop de feedback positivo que a Regra cria.

Geralmente, você está preso a um loop de feedback negativo em relação aos seus hábitos. Por exemplo, você tem o hábito de comer mal, o que, consequentemente, faz você se sentir culpado, o que faz você comer mais. É uma espiral negativa.

Veja, você sempre terá esse desejo de se engajar em um hábito negativo. Você vai ter o desejo de fumar ou faltar a um treino ou procrastinar. E tudo bem. Não espere o desejo  ir embora. Você não é um fracasso por sentir o impulso.

Em vez disso, quando você se sente estimulado a se envolver no comportamento negativo, você pode usar a Regra, 5-4-3-2-1, para substituir a ação negativa por algo positivo – e começar a criar novos padrões comportamentais.

Isso é o que os pesquisadores chamam de “Regra de Ouro dos Hábitos”. Substituir o comportamento negativo trazido pelo impulso com algo mais positivo e usando a Regra dos 5 Segundos para ajudá-lo a tomar essa ação positiva.

Em breve, você estará criando novos hábitos positivos, o que promove o aumento da autoconfiança, levando a um comportamento mais positivo. Isto é o que chamamos de “ciclo de hábito positivo”.

À medida que seus hábitos mudam e o uso da Regra torna-se natural você estará agindo com algo que os pesquisadores chamam de “um viés para a ação”. Simplificando, isso significa que você está inclinado a agir. Em breve, em vez de hesitação e procrastinação, seu modo padrão torna-se: agir.

E … quanto mais você exerce esse viés em direção à ação, mais você melhora o seu locus interno de controle,  que mencionei acima!

Há outro princípio fundamental em jogo aqui. É a chamada flexibilidade comportamental, e vincula diretamente a ideia de polarização em direção à ação e locus de controle.

Pesquisas recentes mostraram que seu cérebro nunca deixa de crescer. Na verdade, você tem a capacidade de aprender novas coisas ao longo da vida inteira.

E à medida que você usa a Regra com frequência, você desenvolve um viés para a ação, o que logo se torna um hábito, e ao criar novos hábitos, você se torna uma pessoa completamente diferente. Você realmente pode desenvolver novos caminhos neurais que levam a uma mudança de comportamento duradoura. É incrível. Seu modo padrão torna-se ação, não hesitação.

E, quanto mais ação você executar, melhor sua vida se tornará. Este é um conceito em psicologia chamado “Faça o bem, Seja bom”. Na verdade, remonta a Aristóteles. É a ideia de que você não pode apenas pensar em mudar. Você precisa realmente agir.

À medida que você usa a Regra dos 5 Segundos, que ajuda você a desenvolver uma tendência para a ação, novos hábitos e, eventualmente, novos caminhos neurais, fica mais fácil continuar a agir – e toda a sua mentalidade continuará a mudar para melhor.

Você não está mais pensando. Você está fazendo. E muda sua vida. Como você usa a Regra para tomar decisões que o colocam no controle, independente de quão pequenas elas possam ser, uma grande mudança acontece.

Você aprende que pode contar consigo mesmo.

Você mantém seu córtex pré-frontal ativado, o que o ajuda a continuar tomando decisões que o dominam.

E você desenvolve o que é chamado de “orgulho autêntico” – é o tipo de orgulho que é alimentado pela confiança pessoal e pelo sucesso.

Nova pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica diz que o “orgulho autêntico” pode ser um dos nossos maiores motores para alcançar ou acabar com nossos objetivos. Então, ao sentir-se mais orgulhoso de si mesmo, você fica ainda mais motivado a continuar perseguindo seus objetivos e sonhos.

Espero que conhecer  todas essas informações o ajude a assimilar POR QUE a Regra dos 5 Segundos funciona.

Mas honestamente … você nem precisa gastar seu tempo PENSANDO sobre por que funciona. Você só precisa começar a usá-la, 5-4-3-2-1, e ver os resultados em sua própria vida. A Regra dos 5 Segundos é sobre ação. É hora de agir.

Então, cada vez que você se sente mudando para o piloto automático, conte 5-4-3-2-1 para conscientizar sua mente e agir imediatamente, mantendo o controle, diminuindo seu estresse e capacitando-o a continuar tomando decisões positivas.

Agora que você captou a ciência, é hora de aprender mais sobre COMO usar a Regra 5 Segundos para criar grandes mudanças em cada área de sua vida. Em particular, você vai adorar o Capítulo 4 do livro. Quando você comprar  o livro da Regra dos 5 Segundos, também receberá 31 sessões gratuitas de tutoria em video comigo (em inglês). Você pode adquiri-lo aqui. (em inglês).

Abraço, Mel

(Traduzido para o Português e publicado sob autorização de Mel Robbins – http://www.melrobbins.com, autora do Livro “The 5 Second Rule”)

http://www.melrobbins.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: