Mude sua vida em 5 segundos – Parte 2

Muitas pessoas entraram em contato com dúvidas sobre como aplicar a Regra dos 5 Segundos na prática. Se você não conhece a regra, veja o post inicial aqui.

Descoberta por Mel Robbins (www.melrobbins.com), a Regra dos 5 Segundos devolve a você o controle das suas ações em 5 segundos. Como?

Sabe quando você liga para sua operadora de TV a cabo porque seu codificador não está funcionando, e a atendente diz: desligue o aparelho da corrente, espere 10 segundos e ligue novamente?

Simplificando a ciência por trás da Regra, é exatamente a mesma coisa. A Regra dos 5 Segundos “reseta” o sistema.

Digamos que você tem uma tarefa para fazer, para a qual não tem a mínima vontade: fazer um relatório de despesas de viagem (ugh!), ir para a academia (devo ir, mas não quero…), deixar de comer algo que te faz mal (hmm), parar de fumar, ir a uma reunião estressante, fazer aquele telefonema chato etc.

Seu cérebro vai te induzir a buscar o caminho mais fácil, mais prazeroso, menos complicado – porque esta é a nossa programação. Nós operamos no piloto automático a maior parte do tempo, nos deixando levar pelos hábitos adquiridos (bons ou maus).

Mas você pode retomar este controle em 5 segundos – em contagem regressiva – e acionar o córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisão. E esse “reset” te ajuda a pensar, principalmente se, na sequência, você tomar uma atitude contrária àquela que o seu cérebro “quer”.

No caso da Mel Robbins, era bater no botão “soneca” do despertador, e permanecer “só mais 10 minutinhos”, um período que se transformava em 75 minutinhos e isso acabava com o dia dela. No meu caso, era o “depois, eu faço” das tarefas de escritório (relatórios, telefonemas difíceis, etc.), que acabavam se acumulando e me estressando. Diante de tais tarefas, comece a contagem 5-4-3-2-1, e levante da cama (ação!). No meu caso, faço a contagem e ajo na mesma hora: uma vez iniciada a tarefa, ela se conclui rapidamente.

A sensação de vitória é MARAVILHOSA! É você no controle da sua vida. O que você tem a perder tentando? Nada! Você será o hacker do seu próprio cérebro! Já pensou que legal?

Eu recomendo! O livro da Mel Robbins ainda não foi lançado no Brasil. A equipe dela me assegurou que é prioridade, mas eu traduzi um post de autoria de Mel (devidamente autorizado por ela), em que você pode ter mais detalhes, clique aqui.

5-4-3-2-1 GO!

Celia Spangher é Headhunter e diretora de Gestão do talento da Maxim Consultores.

https://www.facebook.com/spanghercelia/

Nota: não tenho qualquer vínculo com Mel Robbins, apenas traduzi o material para o português, para compartilhar com você. Se quiser adquirir o livro dela em inglês, acesse aqui (link não afiliado – não ganho nada com a recomendação, ok!?)

 

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