Você está exausto?

Cada vez mais profissionais chegam ao final do dia, da semana, do mês e agora, do ano, totalmente exaustos. A pressão por resultados, a economia cambaleante e a constante corrida pela competitividade já não são os únicos responsáveis por tal sensação.

A cereja do bolo disso tudo se chama “Overdose de Conexão”. Estamos todos conectados 24/7, em um contínuo recebimento de informações, relevantes ou não, urgentes ou não, importantes ou não, cujo resultado é a exaustão do nosso cérebro e a consequente perda da produtividade (sem falar nas consequências para a saúde).

Podemos observar que os profissionais, hoje, já não conseguem participar de uma reunião totalmente focados no tema em pauta, sem a constante interrupção de mensagens no celular. Até mesmo nas mesas de restaurantes, a presença do celular é uma constante, interrompendo um momento que, em tese, seria de relaxamento e pausa.

Como se não bastasse, carregamos nos pulsos relógios “inteligentes” que nos monitoram e nos deixam alertas 100% do tempo. Com isso, essa sobrecarga de informação e conexão faz cair não só a nossa produtividade como também a qualidade das decisões tomadas, em cima de informações que chegam, em tempo real, que não necessariamente carregam a profundidade que uma decisão requer.

Percebendo este momento crítico, alguns especialistas dão dicas de como  manter a sanidade e a qualidade do trabalho, além de desfrutar de uma vida mais plena e feliz, sob todos os aspectos.

– Comece o dia meditando

A meditação já foi alvo de vários estudos e, comprovadamente, traz benefícios como foco, concentração, equilíbrio e paz interior. Se for o caso, acorde meia hora mais cedo e dedique esse tempo a você, preparando-se mentalmente para um dia produtivo. Para os iniciantes, há várias meditações guiadas disponíveis no Youtube, de apenas 10 minutos que já vão fazer toda a diferença.

– Nada de celular no café da manhã

Uma pesquisa recente da Universidade de Harvard, demonstra que mais de 70% da população consulta seu smartphone assim que desperta. Nada mais prejudicial! Construa um ritual matutino que inclua momentos de serenidade, que acompanhem uma alimentação leve e rica em nutrientes. Uma dica: evite ler as notícias! Em vez de saber das últimas tragédias, ouça música de sua preferência.

– Priorize seu dia

Anote em um caderno (no smartphone não vale), os 3 assuntos mais importantes com os quais você terá que lidar durante o dia. Escrever a mão facilita o processo de raciocínio, segundo pesquisas. Ao chegar no trabalho, dedique tempo a essas 3 prioridades ainda pela manhã.

– Ao terminar o dia, “descarregue” o cérebro

Escreva no caderno os tópicos relevantes do dia. Caso tenha ficado alguma pendência, relacione para que conste da lista do próximo dia. E feche o ciclo!

– Antes de dormir, ritual de descanso

O sono é fator importantíssimo para o descanso da mente e corpo. Se você quer ser produtivo, obrigatoriamente tem que desfrutar de um sono de qualidade, reparador. Nada de smartphone na cama! Desligue o celular ou coloque em modo avião, pelo menos uma hora antes de dormir. Segundo estudos recentes, a claridade das telas interfere na qualidade do seu sono. Leia um livro físico, se for o caso, ouça música calma e relaxante, medite novamente. Prepare-se para o momento de descanso e para o próximo dia.

Executivos de sucesso, empreendedores famosos, grandes pensadores – todos eles utilizam atividades como essas para obter o pico da performance que buscam.

Exaustos não chegaremos a lugar algum. A tecnologia foi feita para nos ajudar e não para jogar contra nós. Lembre-se: seu sistema não tem reset! O reset é dado numa cama de hospital e ninguém quer isso.

Portanto, aprenda a relaxar e a equilibrar o físico, mental, emocional e sua missão pessoal.

Sucesso!

Celia Spangher é diretora de gestão do talento da Maxim Consultores

https://www.facebook.com/spanghercelia/

http://celiaspangher.com.br

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